iLUZão

Por Juliana

Cheguei em casa e não liguei o computador. A TV também está apagada, assim como os postes da rua quando entrei. Estamos sem energia elétrica. Enquanto o Ronaldo se despede da seleção, sou recepcionada com uma decoração de velas acesas.

Quer saber o quanto me irrita chegar em casa exausta e ver a sala iluminada pela chama de velas? Muito, mas muito pouco. Dali para a diversão é meio passo, aquele que usaria pra subir a escada e entrar no banho. Nesse frio, sem chances.

Sigo para a cozinha onde meus pais, animados, esquentam um caldinho de feijão na boca do fogão acesa com fósforos. Tudo parece mais aconchegante sem aquele clarão exagerado que acontece quando apertamos o interruptor.

Sentados à mesa, conversamos pausada e intensamente, como quem não tem mais nenhum compromisso pro resto dos dias. E o barato é que, ali, na sequência daquele momento, não há de fato mais nada a ser feito.

Não há pra onde fugir quando nos vemos sem muitas opções. Hoje não tem novela, futebol, e-mails pra responder, ligações, banhos nem barulhos. Temos apenas uns aos outros. E isso nos basta de tal forma imperceptível nos demais dias, aqueles claros. Agora, sentados no sofá, posso ver a cabeça da minha mãe repousada no ombro do meu pai. É quase um espectro desenhado no silêncio da escuridão.

Com uma vela na mão, invadida pelo desejo de experimentar mais vezes essa tal simplicidade, subo e sento pra escrever. Na minha frente, tudo a que preciso ter alcance: o papel, a tinta, a vela e as palavras. Borradas pela sombra, não sabem se escrevem a clara e escancarada realidade ou a fantasia e o mistério do escuro. Algumas se apagam no tempo porque não foram ditas e outras explodem no nó da garganta, esperando para se transformarem em som.

Mas já é tarde. E agora só me restam mesmo o toco de vela, um assopro seguido de fumacinha e a escuridão. Boa noite.

13 Comentários

Arquivado em Juliana

13 Respostas para “iLUZão

  1. Renata Thomaz

    Hum…aproveita bastante, pq quando vc mora sozinha o que te resta é dormir..hahahaha ficar acordada dá um medinho……hahaha bjinhos prima…lindo texto!!!!

  2. Sensacional, Ju! E ainda chamam esses momentos de ‘pequenas’ alegrias…

  3. Fê de Barros

    Que gracinha de texto! Parabéns!

  4. Que lindo Graceenha! Texto lindo! Faz refletir! Parabéns! Beeijo

  5. Daniela Botti

    Ju, você é muito feliz em tudo que escreve…. As vezes temos momentos assim em nossas vidas para nos mostrar o quanto é importante o dialogo e momentos tranquilos com a familia. Coisa que a Tv a internet e outras coisas, não permitem acontecer e nem nos damos conta disso….. Parabéns você é ótima!!!!!!

    Daniela Botti

  6. Ju, você tem uma sensibilidade genial! O seu texto me fez lembrar das faltas de luz em casa quando eu era criança. Para mim as luzes de vela e sombras na paredes eram motovo de festa, no qual eu soltava a minha imaginação fértil.
    Atualmente, não curto mais as faltas de energia. Não temos mais o hábito de acender velas e geralmente, à noite, quando a luz acaba, estou sozinho com a Nina, minha gata, que fica indócil com a escuridão.
    Parabéns pelo texto!

  7. Rodrigo

    muuuuuuuuuuuuuuuuuito legal esse teu texto. Não li todos os textos que já escreveu na vida, mas, daqueles que li, este é, sem dúvida, um dos melhores. Leve, irreverente, real, nos faz pensar no dia a dia e relembra aquele bordão de que “o que vale são as coisas simples da vida”. Está de parabéns.

  8. Murataaaaa

    Simples ,porém sem perder a genialidade,dos que li até agora foi o que eu mais gostei,nao desmercendo os outros,mas engrandecendo este 🙂

  9. Sabe por quê a falta de energia me assusta? Porque só assim me rendo e passo a ouvir as minhas vozes.

  10. ah, um texto bom na internê.

Deixe um comentário

