Quem te inspira?

Por Juliana

Confesso que às vezes me sinto escassa de ídolos. A movimentação do cotidiano está tão rasa que admirar alguém parece atitude de extraterrestre.  Já parou pra pensar quantas pessoas te inspiram?

Eu não sabia bem o que fazer quando estivesse cara a cara e a sensação de ansiedade era ótima. Estava com a Mari, companheira de blog e de vida, no lançamento do novo livro da jornalista Eliane Brum. Quando chegou nossa vez, entre uma alegria boba e palavras nervosas, lembro que falei “você é minha inspiração”.

Inspiração é uma das palavras mais bonitas que conheço e, por ser palavra e por ser bonita, dedico à Eliane. Ela apertou em mim o botãozinho da necessidade de novas formas de “ser jornalista”. Ela me ajuda a buscar a o entendimento do que é diferente.  Ela me prende nas palavras como criança que não pisca na vitrine de doces. Faz meus olhos brilharem. Fortalece meus sonhos a cada personagem que me apresenta. Desperta essa busca constante de conhecer o outro. Histórias, pessoas, transformação.

E por que? Porque algumas pessoas nos inspiram assim, de graça.

É simples. Quantos desejos de bom dia te inspiram a respirar fundo? Quantos sorrisos sinceros te fazem rir como criança? E aquela sensação gostosa de que um momento bom está por vir? Quem é aquele amigo que te inspira a encontrar coragem pra sair de uma armadilha que você mesmo criou? Atitudes que te fazem viver o minuto depois já de outra forma? Quem é a mulher que te inspira a acreditar? Aquele homem que vira sua cabeça só de te olhar?

Esses pequenos momentos de felicidade são o tempero da divisão misteriosa de tempo que vivemos entre levantar de manhã e deitar à noite. Sem eles, as experiências ficam sem sal, não tem sabor de vida.

À Eliane, gratidão por temperar minha história de maneira tão sensível, forte e humana.

Para Juliana, meu filho de labirinto. Boa sorte na melhor profissão do mundo! Eliane Brum

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “Quem te inspira?

  1. Eliane Brum

    Puxa, Juliana, muito obrigada por este texto tão carinhoso. Graças à sua delicadeza, entrou umas frestas de sol no meu dia enevoado.
    E a dedicatória aqui reproduzida me fez pensar que, como a Maria Lúcia, estou precisando de uns cadernos de caligrafia eheh.
    beijo grande
    Eliane

  2. Eliane desperta em nós aquela invejinha boa…de querer ser assim ‘quando crescer’…. Lindo texto, Juju. Muito inspirado! Aproveitando seu comentário no texto anterior, linkei a coluna de nossa ‘ídola’ nos links do blog 😉

  3. Posso comentar depois? rs
    Muita emoção com essa presença linda aqui!

  4. Maurício Thomaz

    Gente. A Eliane Brum não precisava fazer isso. Ela ganha bem, escreve como poucos, é super renomada. Pra quê comentar no blog da minha prima? Só porque ela fez uma dedicatória à Eliane Brum? Mas é por isso que essa jornalista/escritora/colunista/emaisummontedecoisa me conquista todo santo dia de maneiras diferentes.
    By the way, “Uma duas” é SEN-SA-CIO-NAL, hein Ju?!
    Beijão, adorei.

  5. Ju, pra mim o melhor! Mari (companheira de blog, noite de lançamento, japa e vida)

  6. Creio que o que somos, as atitudes que tomamos no dia-a-dia, o modo como tratamos as pessoas, o jeito de nos expressarmos, enfim, as nossas características são uma compilação que fazemos inconscientemente dos nossos ídolos. Sempre gostei muito do estilo de um escritor chamado Dalton Trevisan e nele acabo me inspirando para escrever, mas confesso que não me lembro sempre dele, pois já automatizei algumas coisas que aprendi com ele… Acho que essa é a maneira mais natural de admirarmos e nos inspirarmos em alguém. Como sempre, adorei seu post!

  7. Mayra

    Ju, você me fez chorar. Estou fora do país e passando por dias que eu diria… um pouco difíceis. Então quero dizer que, na falta de luz nos meus caminhos por tantas vezes, me inspiro com seus textos e com a delicadeza das suas palavras. Obrigada! Obrigada por fazer parte da minha vida mesmo que de tão longe e depois de tantos anos sem nos vermos… Um beijo

Deixe um comentário

