A vida do embrulho

Por Juliana

Chega o final do ano e todo mundo fala bastante de abrir presente. Até que soa simples. Difícil é abrir o coração. Soltar um laço de desentendimento exige um pouco mais de habilidade, ou uma forma mais sensível de ser capaz. Assumir a chama dos próprios sonhos e cuidar pra que permaneça acesa vai além do briho dos olhos de quem se depara com o perfume que queria, ali dentro da caixa.

Quem ganha um embrulho e deixa de lado, no canto, com medo de saber o que é? Presente de Natal todo mundo abre. O processo de abrir o coração pressupõe estar disposto a, querer, enfrentar, sentir as consequências (que não se mostram só boas, na maioria das vezes).

Enquanto o embrulho está feito, quietinho embaixo da árvore cheia de bolas brilhantes, reina a calmaria. Bastou sacudir, dar uma espiadinha, desfazer o laço e… pronto. Não volta mais a ser o mesmo pacote. Decidir abrir o coração requer um tanto mais de coragem, paciência, cautela. Como o embrulho colorido, o coração também não volta à forma original. Cada dono sabe o quanto isso envolve dor e medo.

Às vezes tem aquele nó cego no embrulho e a avó avisa de antemão “corta logo e joga fora, já estragou”. Sábias avós. Ou aquelas embalagens que a gente insiste em usar por três ou quatro anos seguidos, disfarçando com uma fita nova. Insistentes.

Os embrulhos vão nos acompanhar sempre. Agora, mais um Natal passou. E a gente deixa empacotado o que não consegue lidar ainda, sente um puta orgulho do que foi possível desenlaçar e espera, quem sabe, fevereiro chegar para nos cobrir ou despir de nossas máscaras de Carnaval.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Juliana

2 Respostas para “A vida do embrulho

  1. ANDERSON

    Eu nem penso, rasgo logo a embalagem; dentro do pacote, seja bom, seja ruim, é a vida pulsando que nos espera.

  2. Eita. Morri com esse texto. Volto depois pra comentar como ele merece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s